Chá Verde: Benefícios! Como Fazer? Emagrece? Propriedades

Chá Verde: Benefícios! Como Fazer? Emagrece? Propriedades

O chá verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da planta Camellia sinensis.

É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá preto.

Originalmente da China, o chá foi levado ao Japão através de monges que viajavam entre os dois países. Curiosamente, o chá verde foi o único chá que se popularizou no Japão, tornando-se a bebida mais consumida do país, superando refrigerantes e bebidas alcoólicas.

O chá em suas diversas formas é a bebida mais consumida em todo o mundo depois da água e é considerado uma bebida divina, tanto que a Camellia sinenses foi chamada de Thea, palavra grega para deusa.

A cor do chá não influencia diretamente em suas propriedades medicinais, pois o próprio chá verde, dependendo da forma de preparo, também pode apresentar coloração e denominação de chá preto ou até mesmo ser conhecido como chá branco.

Chá Verde Benefícios! Como Fazer Emagrece Propriedades

Algumas outras ervas são vendidas como chá verde, porém o verdadeiro chá verde é o feito somente a partir das folhas da Camellia sinensis.

Muito popular na China e no Japão, há pouco tempo começou a ser consumido com maior frequência no ocidente, tradicional consumidor de chá preto, devido tanto a uma tendência orientalista, quanto às suas propriedades antioxidantes.

No ocidente, é a partir de Portugal, mais exatamente na localidade da Gorreana, na Ilha de São Miguel, nos Açores, que existe a mais antiga plantação de chá verde, a qual realiza a exportação de chá verde para todo o mundo.

A preparação do chá verde difere um pouco dos chás tradicionais. A água não deve estar fervendo, pois, do contrário, as folhas acabam sendo cozidas e proporcionando um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão também não deve ser maior que 3 minutos.

Chá Verde Benefícios:

Estudos indicam que o chá verde é rico em substâncias antioxidantes, chamadas polifenóis, que evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células, auxiliando, por exemplo, na prevenção do câncer, tendo efeito antienvelhecimento e na queima de gorduras.

O chá verde também é rico em tanino que faz diminuir as taxas do LDL (colesterol ruim) e fortalece as artérias e veias favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias.

Possui bioflavonoides e catequinas que são substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.

Um estudo feito nos Estados Unidos indica que o extrato de chá verde pode suprimir o crescimento de Helicobacter pylori (em vivo e em vitro).

Um outro estudo feito na Coreia do Sul sugere que um polissacarídeo ácido encontrado no chá é significativamente efetivo na prevenção da adesão do H. pylori a células epiteliais humanas em cultura.

O chá verde também possui manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2.

Rico em antioxidantes, que atuam contra o envelhecimento precoce e ótimo catalisador do emagrecimento, é uma das infusões mais consumidas no mundo.

É elaborado com a planta um pouco mais velha do que a do chá branco. Porém, ela ainda não passou por um estágio de fermentação tão grande.

Por isso, possui ação antioxidante menor do que o branco, mas ainda se destaca por esse benefício, e maior quantidade de cafeína. No chá verde as folhas são colocadas sob vapor e depois secas.

Chá Verde Nome Popular:

Chá verde.

Chá Verde Nome Científico:

Camellia sinensis (L.) Kuntze

Receita do Chá Verde:

Componentes: folhas. 2 colheres (sopa)

Quantidade: água 1 litro.

Chá Verde Como Preparar:

Infusão. Usar 2 colheres (sopa) em 1 litro de água.

Chá Verde Propriedades Medicinais:

Adstringente, analgésico, antiasmática, antibacteriana, antidiarreica, antilítica, antioxidante, antitumoral, broncodilatadora, cardiotônica, digestiva, diurética, estimulante, estimulante nervoso, hipocolesterolêmica, imunoestimulante, regeneradora, sudorífico.

Chá Verde Para que Serve:

O chá verde é bom para melhorar as defesas naturais do organismo, emagrecer, combater a inflamação crônica causada pelo acúmulo de gordura corporal, ajudar no controle do açúcar no sangue (glicose sanguínea), combater a osteoporose e manter o estado de alerta e atenção.

Além de emagrecer, o chá verde também consegue retardar o envelhecimento das células e de maneira ainda mais eficiente do que os antioxidantes contidos nas vitaminas C e E.

Combate doenças degenerativas, como aterosclerose e artrose.

Já o seu benefício que chama bastante atenção é a prevenção de casos de câncer, tais como o de boca, intestino, pulmão, pele, ovário, próstata e mama.

Isso acontece por causa das catequinas e dos bioflavonoides contidos em sua composição, pois eles atuam impedindo as alterações no DNA, que funcionaria como o ponto de partida para o desenvolvimento de tumores.

Chá Verde Emagrece:

O chá verde contém um composto chamado epigalocatequina galato, que pode aumentar o gasto energético. O consumo de cerca de 250 miligramas dessa substância (cerca de três xícaras de chá verde) consegue acelerar o metabolismo e queimar calorias.

Chá Verde Como Fazer:

Uso Interno. Acima 12 anos. Infusão. Usar 2 colheres (sopa) da erva em 1 litro de água. Tapar, deixar amornar por 4 minutos, coar e beber até 4 xícaras por dia. Deve ser bebido fora das refeições porque reduz a absorção de diversos nutrientes, como o ferro e cálcio.

O sabor é bastante forte e amargo, mas os especialistas não aconselham a adoçar o chá verde com açúcar branco ou adoçante.

Para suavizar o gosto, é possível acrescentar outros alimentos como hortelã, erva-doce e até frutas secas.

O mel pode ser uma alternativa para quem não gosta de consumir a bebida ao natural.

O chá verde pode ser misturado a outros ingredientes para acelerar o metabolismo e queimar gorduras.

Chá Verde com Gengibre:

A mistura do gengibre com o chá verde é grande aliada no combate da perda de peso. Ajuda no processo de emagrecimento, diminui as taxas de colesterol e controla a pressão arterial.

Com altas concentrações de antioxidantes, carotenoides, flavonoides e minerais, ajuda a desintoxicar o organismo.

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de abacaxi
  • 1 punhado de hortelã
  • 1 pedaço de gengibre
  • 1 xícara (café) de chá verde

Modo de Preparo:

  • Coloque todos os ingredientes no liquidificador
  • Acrescente um copo de água
  • Bater até misturar tudo
  • Não é preciso acrescentar açúcar.

Tomar 3 xícaras por dia, antes das refeições.

Chá Verde Efeitos Colaterais e Contraindicações:

O uso do chá verde deve ser moderado. Seu excesso pode apresentar efeitos colaterais, como palpitações cardíacas, tontura, insônia e o aumento da irritabilidade.

Quem sofre com hipertensão deve evitar, pois poderá aumentar a pressão.

Pessoas que têm problemas estomacais, como úlcera gástrica e gastrite, também não devem tomar a bebida. Já mulheres grávidas e amamentando devem buscar orientação médica para consumir o chá.

Pessoas com glaucoma e irritações gástricas devem consumir com moderação.

Assim como aqueles que usam medicamentos que ativam o sistema nervoso. Nesses casos, é importante consultar um médico antes de ingerir a bebida.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. Pubmed.gov.: Camellia sinensis.
  2. Wikipédia: Camellia sinensis.
  3. The Plant List: Camellia sinensis.
  4. ANNABI, B. M. P.; et al. Green tea polyphenol (-)-epigallocatechin 3-gallate inhibits MMP-2secretion and MT1-MMP-driven migration in glioblastoma cells. Biochim Biophys Acta. 1542(1-3): 209-20; 2002.
  5. AUCAMP, J.; et al. Inhibition of xanthine oxidase by catechins from tea (Camellia sinensis). Anticancer Res 17(6D): 4381-5; 1997.
  6. BROWN, M. D. Green tea (Camellia sinensis) extract and its possible role in the prevention of cancer. Altern Med Rev 4(5): 360-70; 1999.
  7. OKAI, K. H.; OKAI, Y. Potent suppressive activity of chlorophyll a and from green tea (Camellia sinensis) against tumor promotion in mouse skin. J Uoeh 20(3):181- 8; 1998.
  8. JODOIN, J.; DEMEULE, M; BELIVEAU, R. Inhibition of the multidrug resistance Pglycoprotein activity by green tea polyphenols. Biochim Biophys Acta 1542(1-3): 149-59; 2002.
  9. KAPADIA, G. J.; et al. Carcinogenicity of Camellia sinensis (tea) and some tannincontaining folk medicinal herbs administered subcutaneously in rats. J Natl Cancer Inst 57(1): 207-9; 1976.
  10. SALVI, R.M.; HEUSER E. D. Interações medicamentos x fitoterápicos: em busca de uma prescrição racional. EDIPUCRS, Porto Alegre (RS). 2008.

Compartilhe: