Aromaterapia: conheça os benefícios de 6 tipos de óleos essenciais

Conheça os benefícios da Aromaterapia!

Relaxe e viva melhor com a Aromaterapia
Relaxe e viva melhor com a Aromaterapia

Pesquisas mostram que cheirar as coisas certas pode beneficiar sua saúde – mas só se você fizer direitinho. Entenda já e comece a praticar a Aromaterapia.

Dúzias de estudos concluem que os óleos essenciais podem proteger sua saúde a longo prazo, assim como suavizar sintomas de males comuns. Eles ajudam a aliviar dores, melhorar o humor e diminuir náuseas.

Aromas diferentes estimulam respostas distintas no cérebro, o que, por consequência, direciona seu sistema nervoso a relaxar ou botar mãos à obra.

Um estudo preliminar feito na Universidade de São Paulo com 36 estudantes da área da saúde, dos quais metade recebeu tratamento com sete sessões de inalação de óleos essenciais, concluiu que o grupo que passou pela Aromaterapia teve redução nos níveis de stress.

Essas substâncias, inclusive, aparecem em pesquisas de laboratório como uma alternativa para acabar com a gripe, a bactéria E. coli e até mesmo as células cancerígenas.

“Trabalhos mostram que, quando inalados, os óleos ativam o hipotálamo, que controla os hormônios, a energia e a motivação”, diz Illup Louis Gravengaard, diretor de alquimia na I AM Enlightened Creations, companhia americana de Aromaterapia e estilo de vida.

Preparar, apontar, inalar!

Os óleos essenciais podem ser usados de diversas formas, como na composição de cosméticos, em massagens e em banhos terapêuticos. Em casa, dá para pingar algumas gotas enquanto faz um escalda-pés de 15 minutinhos.

Ou aposte no difusor, como os de vela e os eletrônicos. Não tem difusor? Pode pingar o óleo em um recipiente com água fervente. Nos dois casos, use uma ou duas gotas de óleo por vez.

Posicione-se a alguns passos de distância, inspire profundamente dez vezes e, depois, respire normalmente. Se respeitar o limite saudável de tempo (que deve ser de 15 a 60 minutos, no máximo) e abrir a janela quando terminar, você pode praticar a Aromaterapia todos os dias.

Confira a seguir 6 óleos essenciais e seus benefícios.

1. Óleo essencial de Lavanda

Bom para: relaxar e aliviar a TPM. O aroma é um gatilho para uma reação de “descansar e digerir”, promovendo o relaxamento. Ele também ameniza sintomas da TPM, como confusão mental e depressão.

Bônus: diminui a ansiedade, a insônia e as dores da enxaqueca.

2. Óleo essencial de Laranja

Bom para: diminuir a ansiedade. Um trabalho revelou que pessoas que davam uma cheiradinha nesse óleo antes de um teste tenso foram capazes de ficar calmas sob pressão, sem picos de ansiedade, possivelmente porque o aroma ajuda a barrar hormônios de stress.

Bônus: deixa o humor lá em cima.

Óleo essencial de Laranja
Óleo essencial de Laranja

3. Óleo essencial de Sálvia

Bom para: diminuir a pressão arterial. Em um estudo feito em julho de 2013, mulheres que cheiraram Esclareia (um tipo de Sálvia) tiveram reduzidos a pressão arterial e o quociente respiratório e também foram capazes de relaxar durante um exame médico estressante.

Bônus: dá um gás à memória e à atenção.

Óleo essencial de Sálvia
Óleo essencial de Sálvia

4. Óleo essencial de Alecrim

Bom para: elevar o poder do cérebro. Sentir esse óleo melhora a precisão em tarefas mentais exigentes, diz estudo. Outra pesquisa revelou que o aroma deixa as pessoas com a sensação de frescor e com a mente estimulada.

Bônus: aumenta a energia e diminui a fadiga.

Óleo essencial de Alecrim
Óleo essencial de Alecrim

5.Óleo essencial de Hortelã

Bom para: aliviar o stress. Inalar óleo de menta pode diminuir os níveis de cortisol, um hormônio ligado ao stress.

Bônus: reduz a fadiga e o desejo por chocolate.

Óleo essencial de Hortelã
Óleo essencial de Hortelã

6. Óleo essencial de Canela

Bom para: melhorar o foco. Ele pode alimentar a área do cérebro que governa a atenção. Uma pesquisa descobriu que motoristas ficaram mais alertas depois de inalar aromas de Óleo de Canela.

Bônus: aumenta a concentração e reduz a frustração.

Óleo essencial de Canela
Óleo essencial de Canela

No trabalho ou no carro: pingue uma gota de óleo em uma bolinha de algodão, leve ao nariz e inspire por 1 ou 2 minutos.

Fique atenta ao termo “Aromaterapia“, pois ele pode estar em produtos com óleo diluído e fragrâncias sintéticas.

Veja também:

Faça parte do GRUPO de pessoas que recebe informações saudáveis, assine nossa NEWS, é GRÁTIS!

Compartilhe:

Uma resposta

Deixe um comentário