Lecitina de Soja: Benefícios para a Mulher, Como Tomar e é Bom Para Quê?

5

Lecitina de Soja: Benefícios para a Mulher, Como Tomar e é Bom Para Quê?

As lecitinas são substâncias semelhantes às gorduras boas encontradas naturalmente em alimentos, plantas, animais e até mesmo nos seres humanos. A lecitina de soja possui muitas propriedades benéficas para a saúde que você deve conhecer!

A lecitina de soja produzida durante o processo do óleo de soja é um suplemento (gordura natural) que contém uma grande quantidade de colina, substância contida na lecitina de soja, que traz bem-estar à saúde e benefícios para o cérebro e ao coração.

Pode ser extraída da soja por meio do processo mecânico ou químico, sendo utilizado tanto para o bem-estar do corpo quanto para a indústria alimentícia e de cosméticos.

A lecitina de soja é composta por diversos nutrientes como a colina, serina, inositol que formam a fosfatidilserina, fosfatidilcolina e fosfatidilinositol, além de conter vitaminas e minerais como a vitamina E, o cálcio e o fósforo.

A lecitina de soja pode ser encontrada facilmente na indústria alimentícia, em alimentos como margarinas, leite em pó, massas e panificação, biscoitos, sorvetes, chocolates e até mesmo na indústria de cosméticos como as pomadas e cremes. Na culinária, a lecitina de soja, por ser um excelente emulsificante, ou seja, ajuda que a parte líquida do alimento se misture homogeneamente com a parte oleosa dele e é muito usada para não haver a separação dos ingredientes no momento em que os doces, por exemplo, ficam prontos.

lecitina de soja lecitinanew anew produtos anew nutriela

Embora seja uma gordura extraída do óleo da soja, a lecitina de soja é um lipídio de boa qualidade que envolve diversos benefícios para o corpo.

Os benefícios da lecitina de soja para a saúde humana, utilizados como suplemento alimentar em cápsulas, já foram comprovados por estudos nas últimas décadas. Seus componentes mais estudados e a alegação de seus benefícios, são a fosfatidilserina, colina e o fosfatidilinositol.

Alguns estudos avaliaram os efeitos da fosfatidilserina e seus benefícios mais evidentes foram:

  1. Melhora da cognição, ou seja, funções cerebrais como atenção e memorização em idosos com doença degenerativa cerebral.
  2. Melhor tolerância ao estresse em indivíduos submetidos à ambientes estressores, por provável ação da fosfatidilserina no eixo hormonal hipotálamo-hipófise-supra renal, equilibrando níveis de cortisol que é o hormônio responsável pela adaptação do organismo em situações desfavoráveis.

Já a colina é um nutriente fundamental na formação da acetilcolina, sendo este um dos neurotransmissores responsáveis pela memorização e retenção da informação pelo cérebro.

Por este motivo, estudos concluíram que a lecitina de soja favoreceu a saúde cerebral em adultos e idosos.

Outra função importante da colina é atuar na preservação de algumas funções do fígado, como na produção da bile e digestão adequada dos alimentos, além de ser fundamental para a renovação das células hepáticas (hepatócitos). Estudos mostraram o efeito protetor da lecitina de soja no fígado de ratos expostos à ingestão crônica de álcool.

O fosfatidilinositol, outro componente da lecitina de soja, atua na proteção dos neurônios cerebrais, preservando suas funções e atuando como antioxidante. Estudos mostraram seus benefícios em pacientes com doença de Parkinson.

Vários outros estudos também mostraram que a lecitina de soja ajuda no controle dos níveis sanguíneos do colesterol no sangue, diminuindo o colesterol “ruim” (LDL) e aumentando o “bom” colesterol (HDL), fato que talvez explique porque o consumo de pelo menos 25 gramas de soja por dia diminui o risco de doenças cardíacas.

Outro mecanismo de ação da lecitina de soja é diminuir a formação de placas de gordura nas artérias, diminuindo o risco de ataques cardíacos e melhorando a circulação sanguínea.

Lecitina de Soja Benefícios

Devido aos componentes que existem na lecitina de soja, são diversos os benefícios oferecidos como:

  • Pode ajudar no controle do colesterol elevado;
  • Pode contribuir com o controle de alguns sintomas da menopausa;
  • É rica em ômega 3 e ômega 6;
  • Pode estimular a atividade cerebral;
  • Protege o fígado;
  • Participa do metabolismo das gorduras;

Lecitina de Soja Emagrece?

Diretamente, não há evidências de que a lecitina de soja emagrece, porém, por auxiliar no equilíbrio do organismo através do fornecimento de nutrientes e dos benefícios que promove, pode contribuir para perda de peso, aliado à dieta equilibrada e à prática de atividade física.

Lecitina de Soja Contraindicação

A lecitina de soja não pode ser consumida por mulheres grávidas ou durante a amamentação sem a prescrição de médico ou nutricionista. Pessoas que apresentam alergias à soja também devem evitar o consumo de lecitina de soja.

Lecitina de Soja Como Tomar?

A lecitina de soja pode ser encontrada em cápsulas, em pó e granulada.

A sugestão de uso é consumir de duas a três cápsulas por dia, porém é necessário consultar o médico ou um nutricionista antes de começar a utilização do suplemento.

Lecitina de Soja Efeitos Colaterais

  • Reações alérgicas para quem é alérgico à soja;
  • Pode causar diarreias, náuseas e dores abdominais;
  • Queda da pressão arterial.

Lecitina de Soja em Pó

A lecitina de loja pode ser encontrada em diversas formas: lecitina de soja granulada, em grão, forma líquida, em cápsula ou em pó.

A forma em pó é mais utilizada no preparo de pães, massas, tortas e recheios para aumentar a umidade e a durabilidade das massas, sem comprometer o sabor.

Lecitina de Soja Onde Comprar?

Aqui na Nutriela você encontra Lecitina de Soja Lecitinanew com preço ótimo e entrega rápida. Confira Aqui.

Conheça a Lecitina de Soja Lecitinanew 500 mg

O que é Lecitina de Soja?

A Lecitina de Soja é a gordura extraída da soja, que serve para controlar o colesterol, os sintomas da menopausa e favorece o bom funcionamento do sistema nervoso. A Lecitina de Soja não produz efeitos colaterais e traz inúmeros benefícios para a saúde, mas é uma fonte de gordura e deve ser consumida com moderação.

A lecitina de soja é rica em fósforo (fosfatídeos) e desempenha um importante papel no metabolismo, particularmente no transporte dos ácidos graxos (gorduras). Além disso, é uma das melhores fontes naturais de colina, nutriente importante para a capacidade de memória, raciocínio e controle dos músculos.

Lecitina de Soja Lecitinanew Benefícios:

  • Regular a produção hormonal
  • Regularizar a menstruação
  • Minimizar os sintomas da menopausa
  • Combater a dor de cabeça
  • Aumentar a produção de colesterol bom

Lecitina de Soja Lecitinanew Propriedades:

  • Adstringente
  • Calmantes
  • Anti-reumática
  • Emoliente
  • Fungicida
  • Laxante
  • Tônica
  • Hipocolesterolêmica
  • Emulsificante e nutritiva

Sendo muito importante para o bom funcionamento do organismo, mas só deve ser utilizada mediante orientação médica.

Lecitina de Soja Lecitinanew Para que Serve:

  • Aumentar o metabolismo
  • Aliviar os sintomas da menopausa
  • Controlar o colesterol
  • Emagrecer
  • Melhorar o funcionamento do sistema nervoso
  • Regularizar a função hormonal

Lecitina de Soja Lecitinanew Apresentação do Produto:

Disponível em frascos de 120 e 360 cápsulas de 500 mg.

Lecitina de Soja Lecitinanew Recomendação de Consumo:

Deve-se tomar 2 cápsulas de Lecitina de Soja Lecitinanew 3 vezes ao dia, num total de 6 cápsulas diárias antes das refeições.

NÃO CONTÉM GLÚTEN

lecitina de soja lecitinanew anew produtos anew nutriela

Veja também:

Share.

©Desenvolvido por  Loja Online Consultoria | 2014.