Leite de Amapá (Guia Completo)

Leite de Amapá: Benefícios, Indicações, Como Preparar, Propriedades Terapêuticas

Leite de Amapá – A planta medicinal Amapá é nativa da Amazônia. A árvore, conhecida como amapazeiro, é encontrada nos estados do Pará, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Goiás (Brasil) e Guiana Francesa.

O amapá é considerado um remédio poderoso, o “fortificante da Amazônia”, usado por muitos e muitos anos pela população rural e urbana para o tratamento de problemas pulmonares, gastrite, fraqueza e cicatrização.

Também é usado como tônico por pessoas que sentem fraqueza, especialmente mulheres após o parto.

A coleta do “leite de amapá” é simples, basta um corte em diagonal na casca do caule com um machado e deixar cair o líquido em uma vasilha. Esse produto é utilizado pelas comunidades da região Norte como fonte alimentar e medicinal.

Pedaços da casca do caule de espécies de Brosimum são utilizados como estimulante do sistema nervoso e têm também demonstrado atividades antissifilíticas, anti-inflamatório e antirreumático.

Nas feiras e lojas de plantas medicinais de Belém (PA) são encontradas garrafadas, óleos e resinas nas cores vermelha, laranja, amarela e branca.

leite de amapá nutriela chá ellegance 60 sachês guia completo

Leite de Amapá – Nome Popular

Amapá, amapazeiro, amapai, amapa-da-várzea, leiteira.

Leite de Amapá – Nomenclatura Científica

Brosimum potabile Ducke.

Leite de Amapá – Fórmula

Componentes: látex, casca do caule. 1 colher (chá) de leite-de-amapá

Quantidade: água 150 mL

Leite de Amapá – Orientações para o Preparo

Xarope. Tomar 1 colher (chá) de leite-de-amapá com água, leite, mingau ou café.

Leite de Amapá – Propriedades Terapêuticas

Antissifilítica, anti-inflamatório, antirreumático.

Leite de Amapá – Indicações

Estimulante do sistema nervoso, problemas respiratórios, leishmaniose, reconstituinte, tônico.

Tratamento das consequências da malária, contra vermes, infecções no útero, gastrite, anemia, problemas respiratórios, tuberculose e ultimamente câncer (amapa-amargo).

Leite de Amapá – Modo de Usar

Uso Interno. Xarope. Tomar 1 colher (chá) de leite-de-amapá em jejum todas as manhãs durante 8 dias, parar por uma semana. Se necessário repetir a dose.

Para crianças, usar 1/2 colher. O leite-de-amapá nunca é tomado puro, mas sempre misturado com água, leite, mingau ou café.

Restaurar a energia em casos de desnutrição de crianças (amapá-doce): costuma-se tomar 1 colher (sopa) de amapá-doce 2 vezes ao dia.

Leite de Amapá – Advertências

Não existem contraindicações para o consumo do leite-de-amapá. Contudo, a ingestão deve ser feita com cuidado e sem excessos.

Não existem casos graves, mas pessoas com a imunidade baixa podem apresentar náuseas após o consumo. Caso haja o consumo excessivo também pode ocorrer náuseas e vômito.

Grávidas devem evitar o consumo constante e procurar orientação médica. Da mesma forma, ocorre com mulheres que estejam amamentando. Mesmo que não haja contraindicações, apenas um médico poderá informar o que é mais indicado para cada caso.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (2009): Composição inorgânica de leite-de-amapá (B. parinarioides, B. potabile e B. utile ovatifolium)
  2. SHANLEY, P.; MEDINA, G. Frutíferas e Plantas Úteis na Vida Amazônica. CIFOR/Imazon, Belém (PA). 2005.
  3. Science Direct (2000): Constituents of Brosimum potabile
  4. Medicinal Plantas of the Guianas (Guyana, Surinam, French Guiana)
  5. The Plant List: Brosimum potabile

Compartilhe:

Deixe um comentário