Óleo de Babaçu → GUIA COMPLETO

0

Óleo de Babaçu: Benefícios, Indicações, Como Preparar, Propriedades Terapêuticas

Óleo de Babaçu – O babaçu é uma palmeira originária do Brasil, podendo ser encontrada nos Estados do Tocantins, Maranhão, Piauí, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso.

A planta tem frutos com sementes oleaginosas e comestíveis das quais se extrai um óleo (rico em ácido láurico) empregado na alimentação, em remédios, biocombustíveis na fabricação de sabão e preparações cosméticas (óleo para o corpo e cabelo, cremes e sabonetes).

O babaçu é muito utilizado no Brasil de forma tradicional, sendo a maior fonte mundial de óleo silvestre para uso doméstico e industrial.

É um dos principais produtos extrativistas, contribuindo de maneira significativa para a economia de alguns estados brasileiros como o Maranhão e Tocantins.

Das suas sementes é possível extrair o óleo de babaçu, um componente muito importante terapeuticamente e bastante utilizado na culinária, as suas folhas costumam ser consumidas na forma de tinturas e chás.

O babaçu possui ainda atividade antioxidante e a capacidade de sequestrar os radicais livres, protegendo as células, o que, além de proteger contra o câncer, ajuda a retardar o envelhecimento precoce.

A espécie Orbignya speciosa faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

óleo-de-babaçu-nutriela-chá-ellegance-60-sachês-guia-completo2

Óleo de Babaçu – NOMENCLATURA POPULAR

Babaçu, babaçuzeiro, babasu, bagassu, baguaçu, pindoba, coco-de-macaco.

Óleo de Babaçu – NOMENCLATURA CIENTÍFICA

Orbignya speciosa Mart.

Óleo de Babaçu – FÓRMULA

Componentes: fruto, semente. 1 colher (sopa) de óleo essencial

Óleo de Babaçu – ORIENTAÇÕES PARA O PREPARO

Uso oral. Ingerir 1 colher (sopa) de óleo de babaçu de 2 a 3 vezes ao dia.

Óleo de Babaçu – PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS

Anti-inflamatório, analgésico.

Óleo de Babaçu – INDICAÇÕES

Tumores, feridas crônicas, úlceras gástricas, varizes, celulite, prisão de ventre, sangramento, dor de dente.

Indicação do óleo de babaçu: obtido a partir de um processo de extração artesanal, é rico em ácido láurico, o que o torna excelente fonte de propriedades antivirais, analgésicas e ainda estimula o sistema imunológico. Além disso, a substância também é anti-inflamatória, combatendo possíveis reações.

Ajuda a regular a flora intestinal – prevenindo contra problemas como prisão de ventre e diarreia -, contribui para aumentar a imunidade e ainda faz maravilhas à pele.

Excelente fonte de antioxidantes e vitamina E, também é indicado para combater os efeitos dos radicais livres, e tem ação cicatrizante, deixando a pele com aparência mais jovem e iluminada.

Óleo de Babaçu – MODO DE USAR

Uso Interno. Acima de 12 anos. Óleo Essencial. Para o uso oral recomenda-se ingerir 1 colher (sopa) de óleo de babaçu de 2 a 3 vezes ao dia.

Uso Externo. Acima de 12 anos. Óleo Essencial. Aplicação nos cabelos, a orientação é misturar 1 colher (sopa) de óleo de babaçu em 100 g de creme capilar. Outra possibilidade é aplicar o óleo nos cabelos ainda secos, deixar agir por uma hora, e então lavar os fios com shampoo e condicionador. A indicação consiste em usá-los nos cabelos de uma a três vezes por semana.

Na pele, a orientação é aplicar uma pequena quantidade do óleo nas regiões determinadas. É recomendado deixar o óleo agir na pele durante 30 minutos e, então, tomar banho ou utilizá-lo antes de dormir, deixando-o agir durante a noite.

Óleo de Babaçu – ADVERTÊNCIAS

Aconselha-se não sair ao sol com o óleo na pele. Para auxiliar nos tratamentos de problemas na pele, recomenda-se que a utilização seja feita com o acompanhamento médico.

Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. SILVA, R. C. Plantas da Amazônia na saúde bucal. Editora do Autor, Rio Branco (AC), 2a. ed. 2011.
  2. The Plant List: Attalea speciosa
  3. Wikipédia: Babaçu
Share.

Leave A Reply

©Desenvolvido por  Loja Online Consultoria | 2014.