Óleo de Copaíba: Melhora Pele e Cabelo, Trata Dores, Potente Antibiótico Natural

0

Óleo de Copaíba: Melhora Pele e Cabelo, Trata Dores, Potente Antibiótico Natural

Óleo de Copaíba: a árvore de copaíba é uma planta típica da Floresta Tropical Amazônica, que ocorre na América do Sul, especialmente no Brasil, na Colômbia e na Venezuela.

O óleo de copaíba é usado externamente, enquanto que a tintura é geralmente usada internamente. Doses altas da planta podem ser tóxicas. Age como um agente anti-séptico, desinfetante e antimicrobiano para usos internos e externos em infecções bacterianas.

A copaíba, conhecida como o antibiótico da mata, é uma das plantas medicinais mais usadas na Amazônia, principalmente para tratar inflamações.

As propriedades medicinais do óleo de copaíba eram conhecidas pelos índios americanos ao observarem animais esfregando-se nos troncos dessas árvores para curar feridas.

Óleo de Copaíba Melhora Pele e Cabelo, Trata Dores, Potente Antibiótico Natural Nutriela

Óleo de Copaíba Benefícios:

Trata-se de um poderoso anti-inflamatório e antibiótico natural, o óleo de copaíba é indicado para o alívio de dores musculares, ativação da circulação, desintoxicação do organismo, antisséptico, expectorante, laxante e etc. Dentre os vários benefícios, os mais destacados são:

  • Alívio e relaxamento de dores musculares;
  • Ativação da circulação sanguínea;
  • Anti-inflamatório para as mais variadas inflamações do corpo, aliviando inchaços;
  • Antibiótico natural poderoso;
  • Tratamento rejuvenescedor da pele e cabelo;
  • Laxante natural e também eficiente diurético;
  • Combate a irritação da pele;
  • Tratamento de artrite.

A copaíba tem uso científico comprovado, na forma de pomada, como anti-inflamatório, antisséptico e cicatrizante.

A Copaifera spp (Copaifera officinalis, Copaifera langsdorfii, Copaifera reticulata e Copaifera jacquinii), faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS).

Este óleo depois de extraído pode ser usado puro, na forma de cápsulas, em diversas pomadas e cremes anti-inflamatórios e cicatrizantes, assim como em loções, shampoo anti-caspa e para tratamento de problemas no couro cabeludo, produtos para cuidado oral, produtos para tratar acnes, sabonetes, espumas de banho e produtos para higiene íntima.

Além disso, este óleo também serve para fixar perfumes e fragrâncias na indústria.

Óleo de Copaíba Para Pele:

Na pele, pode auxiliar na eliminação e redução de cicatrizes, celulites e estrias. Se aplicado em regiões com marcas e manchas, o óleo de copaíba auxilia no clareamento quando misturado com outros óleos vegetais, como o de rosa mosqueta.

É um óleo emoliente, auxiliando na hidratação e maciez da pele, além de regenerar o colágeno, melhorando a elasticidade da pele e deixando-a com aspecto firme e jovem.

Doenças de pele:

Por ser anti-inflamatório, quando aplicado sobre a região afetada, auxilia no tratamento de dermatites, urticárias, psoríase, acnes, herpes, feridas, leishmaniose, picadas de insetos e picada de cobra.

Óleo de Copaíba Nome Popular:

Copaíba, copaibeira, pau-de-óleo, copaúva, copai, copaibarana, copaibo, copal, marimari, bálsamo-dos-jesuítas, óleo de copaíba, bálsamo.

Óleo de Copaíba Nome Científico:

Copaifera reticulata Ducke

Receita de Óleo de Copaíba:

Componentes: óleo essencial. 3 gotas

Quantidade: água 150 mL

Óleo de Copaíba Como Preparar:

Óleo de Copaíba. Usar 3 gotas diluídas em água ou mel.

Óleo de Copaíba Propriedades Medicinais:

Tripanossomicida, anti-inflamatório, analgésico, antiedêmico, antitumoral, anticancerígeno, cicatrizante, antimicrobiana, antisséptica, antinoceptiva, leishmanicida.

Óleo de Copaíba Para que Serve:

O óleo de copaíba é bom para combater a diarreia, reumatismo, psoríase, hemorragias, moléstias da pele, urticária, pneumonia, eczema, paralisia, cefaleia, picada de cobra, sífilis, leishmaniose, blenorragia.

O óleo de copaíba serve para tratar problemas no organismo relacionados com as vias urinárias e respiratórias, assim como serve para desinfectar e cicatrizar feridas ou problemas de pele.

O bálsamo de copaíba é muito benéfico para tosse crônica, catarro, resfriados, bronquite crônica e outros problemas respiratórios, pois auxilia na expectoração e é anti-séptico.

Nos cabelos, combate a oleosidade, previne e reduz a queda de cabelo, combate micoses, caspas, piolhos e proporciona brilho e maciez aos fios, promovendo saúde ao couro cabeludo.

Óleo de Copaíba Como Usar:

Uso Interno. Acima de 12 anos. Óleo Essencial. Ingerir 3 gotas de óleo de copaíba diluídas em água. Também pode usar 1 ou 2 gotas de óleo de copaíba em 1 colher (sopa) de mel. Tome 2 vezes por dia.

Uso Interno. Acima de 12 anos. Cápsulas. Quando ingerido na forma de cápsulas, é recomendada a ingestão de 2 cápsulas por dia, sendo recomendada uma dose de 250 mg por dia.

Uso Externo. Acima de 12 anos. Óleo Essencial. Para tratar problemas de pele. Aplicar uma pequena quantidade de óleo de copaíba sobre a região a ser tratada e massageada suavemente até que haja a absorção completa do óleo. É recomendado que esse procedimento seja feito pelo menos 3 vezes ao dia para garantir os melhores resultados.

Uso Externo. Óleo Essencial. Para problemas com catarro, bronquite, expectoração deve-se massagear algumas gotas no peito e costas de 2 a 3 vezes por dia.

Óleo de Copaíba para o Cabelo:

Segue uma dica de como usar o óleo de copaíba para o cabelo e tratar seborreia ou caspa:

Em 60ml de óleo vegetal de Copaíba, pingue 30 gotas de óleo essencial de Tea Tree (Melaleuca) e misture bem. Antes do banho, massageie o couro cabeludo com essa mistura e deixe agir por 15 minutos. Após isso, enxágue bem os cabelos e lave com o shampoo de sua preferência.

Óleo de Copaíba Efeitos Colaterais e Contraindicação:

O óleo de copaíba é usado externamente, enquanto a tintura é geralmente usada internamente. Doses altas da planta podem ser tóxicas.

É importante que a copaíba seja utilizada conforme orientação do fitoterapeuta ou do médico, pois possui alguns efeitos colaterais quando utilizada da forma incorreta, como por exemplo diarreia, vômito e erupções na pele.

O uso dessa planta medicinal é contraindicado em caso de gravidez ou lactação e em caso de problemas gástricos.

Não aplicar nos olhos e queimaduras.

Em caso de hipersensibilidade ao produto, descontinuar o uso.

Veja também:

Fontes Consultadas:

  1. Fiocruz.
  2. Ibama.
  3. The Plant List: Copaifera officinalis.
  4. Alonso J. Tratado de Fitofármacos y Nutraceuticos. Pag 360 – 362; Ed. Corpus.
  5. Índice Terapêutico Fitoterápico: ITF – 1.ed. – Petrópolis. RJ: EPUB, 2008.
  6. Wikipédia: Pau-óleo.
Share.

Leave A Reply

©Desenvolvido por  Loja Online Consultoria | 2014.