5 benefícios para quem tem gratidão [COMPROVADOS CIENTIFICAMENTE]

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5 benefícios para quem tem gratidão [COMPROVADOS CIENTIFICAMENTE]

Ter uma saúde física e emocional melhor, e até apimentar o relacionamento estão entre os benefícios de ter gratidão

O hábito de dizer “muito obrigado” em retribuição a um ato genuíno que tenham feito por nós não é apenas uma forma de cordialidade. A ciência vem mostrando que o sentimento de gratidão também pode refletir de forma positiva na nossa saúde física, emocional e espiritual. A psicóloga Luciana Paiva, explica que esse sentimento vem sendo estudado por filósofos psicólogos e cientistas e é umas das formas mais elevadas de expressão de maturidade emocional. “A gratidão tem o poder de ‘blindar’ as pessoas contra as dificuldades da vida. Isso porque pessoas gratas conseguem perdoar com mais facilidade, são menos narcisistas, mais generosas e essa sensação reflete no organismo como um todo” afirma. Veja o que a ciência já comprovou sobre ser mais grato:

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Melhor saúde física

Um estudo publicado em abril de 2015 pela Associação de Psicologia Americana mostrou que pacientes que demonstravam mais gratidão apresentavam níveis menores de biomarcadores inflamatórios – que indicam a presença de alguma inflamação no organismo – relacionados à saúde cardíaca, além de melhor qualidade de sono, bom humor e menos fadiga. Foram analisados 186 homens e mulheres diagnosticados com insuficiência cardíaca assintomática (sem sintomas). O resultado dos biomarcadores inflamatórios é de extrema importância para este grupo, uma vez que a inflamação pode agravar a doença. Através dos testes psicológicos padrão, os pesquisadores fizeram uma escala do nível de gratidão e bem-estar espiritual dos participantes, e então compararam estes resultados à saúde geral deles – o que comprovou os benefícios da gratidão para a saúde, inclusive cardíaca.

Numa segunda fase do estudo eles pediram que os pacientes escrevessem três coisas pelas quais eles eram gratos na maior parte dos dias da semana durante um período de oito semanas. A conclusão foi que os pacientes que mantiveram este diário mostraram redução dos níveis de circulação sanguínea de diversos biomarcadores de inflamação, assim como uma melhora da variabilidade cardíaca – considerada uma medida para reduzir o risco cardíaco – enquanto eles escreviam.

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Melhor saúde mental

Quando nos sentimos agradecidos, por exemplo, pelas pessoas que estão perto de nós e pelos gestos de carinhos que recebemos nossa saúde mental também melhora. E essa relação pode ser percebida mesmo diante de situações adversas. É o que prova um estudo realizado por pesquisadores da Universidade para Mulheres do Mississipi e da Universidade da Caliórnia nos Estados Unidos. A pesquisa foi realizada com pacientes que receberam órgãos através de transplante. Eles foram divididos em dois grupos, o primeiro manteria um diário com anotações sobre os efeitos colaterais da medicação, como se sentiam sobre a vida, quão próximos se sentiam das pessoas, e o que esperavam do dia seguinte, e o segundo, além das mesmas perguntas, também tinham que listar cinco coisas ou pessoas pelas quais eles eram gratos a cada dia e a razão deste sentimento. Depois de 21 dias a saúde mental e o bem-estar geral dos pacientes do grupo que tinha que listar as razões da sua gratidão estava melhor do que no começo do estudo, enquanto do outro grupo este nível caiu, além de reportarem uma perda de vitalidade. De acordo com os pesquisadores os pacientes do segundo grupo se beneficiaram da ação protetora que a gratidão traz ao corpo. A psicóloga Luciana Paiva completa dizendo que “pessoas gratas tendem a ver a vida de uma forma mais positiva, o que proporciona uma tranquilidade revigorante. Além disso, possuem menor índice de ansiedade e agressividade”.

Fazer amigos

O sentimento de gratidão também possibilita que as pessoas ampliem e melhorem seus relacionamentos pessoais. “Ele proporciona uma conexão profunda com as pessoas e o mundo que nos cerca e é justamente esse pertencimento que gera a empatia necessária que leva em consideração a outra pessoa”, diz Luciana. A relação entre gratidão e relacionamentos interpessoais foi testada por pesquisadores da Universidade Australiana em estudo que contou com a participação de 70 universitários que tinham que dar conselhos para estudantes do ensino médio e dicas para que eles ingressassem na faculdade. Todos eles receberam cartas escritas a mão dos supostos estudantes que estavam ajudando, sendo que em metade dos casos as cartas expressavam gratidão pelo que eles haviam feito. Com isso os pesquisadores repararam que os universitários que receberam este tipo de carta estavam mais propensos a passar os seus contatos, como número de telefone e e-mail, do que os que não receberam a carta com a expressão de gratidão – o que mostra que a gratidão facilita o início de novos relacionamentos entre pessoas que não se conheciam anteriormente.

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Para ser mais feliz (e homens têm mais dificuldade)

Um estudo conduzido na Universidade George Mason (EUA), mostrou que a gratidão, a emoção de ser agradecido em resposta a receber algo bom, como um presente, é um ingrediente essencial para ter uma vida boa e que, além disso, quando o assunto é conquistar o bem-estar, os homens têm mais dificuldade. Isso, segundo o pesquisador, está relacionado ao fato dos homens serem menos propensos a sentir e expressar gratidão do que as mulheres. O trabalho foi publicado no Journal of Personality. Para chegar a esta conclusão foram entrevistados universitários mais velhos e idosos, pedindo para que eles descrevessem e avaliassem um episódio recente que receberam um presente. As mulheres entrevistadas, quando comparadas aos homens, demonstraram sentir menos acanhamento e sentimentos de obrigação e maiores níveis de gratidão quando presenteadas, já os homens idosos mostraram grandes níveis de emoções negativas quando o presente era dado por outro homem. Segundo o autor do estudo, como a forma que nós nos socializamos quando crianças afeta as nossas emoções quando adultos, e homens geralmente são ensinados a controlar e esconder as suas emoções “mais suaves”, isso pode ser um fator limitador da sua capacidade de alcançar a felicidade.

Manter relacionamentos românticos

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (EUA) conseguiram comprovar que mostrar gratidão pode ser usada até para apimentar o relacionamento romântico, além de ajudar a manter a nossa própria satisfação com o parceiro. Os pesquisadores escolheram 65 casais que já tinham um relacionamento duradouro, satisfatório e eram comprometidos um com o outro e passaram a mapear os altos e baixos destas relações. Eles descobriram que estas pequenas flutuações na qualidade do relacionamento eram muito afetadas pelo sentimento de gratidão de um dos parceiros e o efeito desta demonstração de gratidão eram notados mesmo no dia seguinte em que este sentimento foi expressado. Com isso, o estudo sugere que essa pequena gratidão do dia a dia – como quando uma das pessoas planeja uma refeição para comemorar a promoção da outra, leva os filhos para passear para que o outro tenha um tempo de silêncio etc. – é um grande mecanismo na manutenção dos relacionamentos românticos. “A verdadeira gratidão é um sentimento que transmitimos dentro das situações mais peculiares, algo muito além de palavras formais”, diz a psicóloga Raquel Vidigal, especialista Minha Vida.

Como fazer para ter mais gratidão?

Nem sempre é fácil uma pessoa demonstrar gratidão, muito pelo contrário, pode ser uma tarefa árdua e que não se sabe por onde começar, muito menos se está sendo verdadeiro. Mas a boa notícia é que a gratidão pode ser aprendida e então colocada em prática. “Para ser mais grato comece agradecendo, mesmo que não sinta vontade, que não tenha este sentimento, agradeça. Assim como podemos começar a prática de exercícios físicos sem vontade e isso mudar depois, podemos exercitar a gratidão. Mas para isso é preciso mudar a lente pela qual se vê o mundo. Agradeça até mesmo algo em que num primeiro momento considere ruim, de todas as situações difíceis se pode tirar boas lições. Conforme o hábito vai adquirindo força, gradualmente a percepção de mais motivos de agradecimento vai surgindo e se tornando intrínseco”, ensina a psicóloga Luciana.

Fonte: Minha Vida

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