Por que BEBER água prolonga sua VIDA, principalmente após os 60 anos!

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Beber ÁGUA após os 60 anos…[IMPORTANTE] 

(eu bebo entre 1,5 a 2 lt /dia, e quando saio de carro, garrafa com água)!

Cuidados Médicos, depois dos 60 anos.

Sempre que dou aula de Clínica Médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta:

-Quais as causas que mais fazem pessoas com mais de 60 ANOS terem confusão mental?

Alguns arriscam: “Tumor na cabeça”.
Eu digo: “Não”.

Outros apostam: “Mal de Alzheimer“.
Respondo, novamente: “Não”.
A cada negativa a turma espanta-se.

E ficam ainda mais boquiabertos quando enumero os três responsáveis mais comuns:

  • diabetes descontrolado;
  • infecção urinária;
  • a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os familiares mais velhos ficaram em casa.
Beber água é saudável

Beber água é saudável

Parece brincadeira, mas não é.

Frequentemente, por não sentirmos sede, deixamos de tomar água ou outros líquidos.
Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez.
A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo.

Ela pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos (“batedeira”), Angina (dor no peito), coma e até morte.

Insisto: não é brincadeira.

A partir dos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água no corpo.
Isso faz parte do processo natural de envelhecimento, portanto, menor reserva hídrica.
Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.

Conclusão:

Pessoas com mais de 60 anos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo.
Mesmo que a pessoa seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo.

A hidratação prolonga sua vida

A hidratação prolonga sua vida

POR ISSO, AQUI VÃO DOIS ALERTAS:

O primeiro é para os MAIORES DE 60 ANOS:

Tornem voluntário o hábito de beber líquidos.
Por líquido entenda-se: água, sucos, chás, água-de-coco, leite.

Sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi.

Laranja e tangerina, também funcionam.

O importante é, a cada duas horas, tomar algum líquido.
Lembrem-se disso!

Meu segundo alerta é para os familiares:

Ofereçam constantemente líquidos aos familiares com mais de 60 anos.
Ao mesmo tempo, fiquem atentos ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços, fora do ar e desatentos.

É quase certo que sejam sintomas decorrentes de desidratação.
“Líquido neles o mais rápido possível e se for urgente, busque um serviço médico“.

Hidrate-se bem ao fazer exercícios

Hidrate-se bem ao fazer exercícios

Fonte: Arnaldo Lichtenstein (46), médico, clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Achou importante?

Então divulgue! Seus amigos que estão perto dos 60, ou já os ultrapassaram, merecem saber!

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