ALIMENTOS CONTRA DEPRESSÃO

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ALIMENTOS CONTRA DEPRESSÃO

A alimentação pode ser uma aliada na luta contra a depressão.

Todo mundo se sente desanimado e triste de vez em quando, mas quando esses “sintomas” se tornam frequentes e acompanhados de outros, tais como: alterações de apetite (que podem levar ao aumento de peso) e sono, dificuldade de concentração, inquietação, irritabilidade, entre outros, pode ser que a pessoa esteja sofrendo de depressão.

Um acompanhamento médico adequado é essencial para sair desse quadro, mas saiba que alguns alimentos também podem ser aliados nessa “luta”.

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Confira 9 alimentos contra depressão:

Vegetais de folhas verdes

Fontes de ácido fólico, um potente antidepressivo. Esse nutriente, quando deficiente no organismo, pode baixar os níveis de serotonina no cérebro.

Soja

A leguminosa é rica em magnésio, que ajuda a reduzir a fadiga e combater o estresse, por ter propriedades tranquilizantes.

Leite e iogurte desnatados

Os níveis de serotonina, muito conhecida como a “substância do bem-estar”, dependem da ingestão de alimentos ricos em triptofano e o leite e o iogurte desnatados são alguns deles. Além disso, são fonte de cálcio que ajudam a controlar a tensão, irritabilidade e nervosismo.

Fígado

Ele é fonte de vitamina B12, que ajuda no transporte de ácido fólico, substância que aparece em níveis baixos em pessoas com depressão.

Maçã

Além de conter ácido fólico, é fonte de vitamina C que ajuda a prevenir a fadiga e promove o melhor funcionamento do sistema nervoso.

Ovo

Substâncias como a colina e a lecitina presentes no ovo, afetam de maneira favorável o funcionamento do cérebro em pessoas com alteração de humor.

Carnes magras

São fontes de vitamina B6, que assim como o ácido fólico, quando carentes, podem levar a uma diminuição na síntese de serotonina.

Frutos do mar

Os frutos do mar são ricos em selênio, mineral que quando em quantidade muito reduzida no organismo pode piorar os sintomas da depressão ou mesmo pode causar depressão.

Pão integral

Fonte de carboidratos complexos, os alimentos integrais de maneira geral, ajudam o organismo a absorver o triptofano e estimulam a produção de serotonina. Uma dieta pobre em carboidratos pode levar a depressão e alterações de humor.

Fonte: Mais Equilíbrio


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