Os 5 melhores alimentos para reduzir o ácido úrico

0

Os 5 melhores alimentos para reduzir o ácido úrico

Além de adicionar alimentos que ajudem a reduzir os níveis de ácido úrico na dieta, é muito importante regular o consumo daqueles que podem elevá-los.

Você apresenta ou já apresentou níveis altos de ácido úrico? Suas articulações como, por exemplo, os dedos, doem e inflamam? Então saiba que seria ideal, além de seguir as recomendações médicas, melhorar sua alimentação com dicas bem simples. Quer saber como as verduras podem ajudar? Então confira neste artigo!

É certo que em muitas ocasiões nos alimentamos mal. Mantemos hábitos de vida e alimentação inadequados que, finalmente custam caros. Mas, por que o ácido úrico realmente se forma?

É preciso considerar que existem determinados alimentos que acabam sintetizando purinas em nosso organismo. As purinas são resíduos gerados a partir de alimentos como anchovas, embutidos, carne de animais selvagens, fígados e inclusive de bebidas como a água com gás.

ácido úrico cenoura nutriela

Elas cristalizam e formam uma espécie de “pedrinha” que sai do rim e circula pelo sangue, concentrando-se nas articulações e causando inflamações, o que é bem doloroso.

A inflamação do dedão do pé, das mãos e dos joelhos é algo bem característico, também se corre o risco de desenvolver a gota, por exemplo, que pode chegar a ser muito grave e dolorosa. Então, como podemos lidar com esse problema? O importante é que as medidas para isso sejam tomadas o quanto antes.

Mas, é possível tratar a inflamação do dedão do pé, das mãos e dos joelhos e até a temida gota? Sim, só que além de seguir as recomendações médicas e tomar os medicamentos prescritos, também será benéfico e importante mudar a alimentação. O que acham de tentar e começar a incluir alimentos saudáveis na alimentação? Maravilhoso! Então, fique por dentro de como fazer isso!

1. As saudáveis alcachofras para reduzir o ácido úrico

Provavelmente seja uma das melhores verduras para reduzir os teores de ácido úrico no organismo. O segredo está no fato de que são diuréticas e ideais para eliminar toxinas, o que ajuda a evitar a retenção de líquidos.

Além disso, não podemos nos esquecer de que oferecem muitos minerais, vitaminas e antioxidantes. Contêm fibras, proteínas e os sempre maravilhosos ácidos graxos.

E como podemos nos beneficiar das alcachofras? Basta fervê-las e beber o caldo resultante, e claro, servir as alcachofras com um fiozinho de azeite de oliva e vinagre de maçã. Delicioso!

2. Remédio milenar, a cebola

Não duvide nem por um segundo em consumi-la. Se na antiguidade era utilizada para ajudar no tratamento de inúmeras doenças, porque não incluí-la em nossos pratos de maneira habitual? Ela é fantástica para reduzir os níveis de ácido úrico no sangue, diminuir aos poucos a hiperuricemia e baixar os triglicerídeos. É um elemento natural maravilhoso, como pode ver.

Mas… você sabe qual é o melhor modo de consumir a cebola de forma que ela nos ajude a diminuir o colesterol? Tome nota. O que se deve fazer é cozinhá-la até ficar macia, separar a água resultante e colocar em uma garrafa junto ao suco de meio limão. Esse líquido deverá ser consumido ao longo de um dia. Muito fácil!

3. A saborosa abóbora

Você adora abóbora? Então sabe que ela é excelente e muito saudável. É um dos vegetais mais diuréticos que nos permite eliminar o ácido úrico, graças à produção de urina.

Ajuda a eliminar tudo aquilo que sobra e que não é essencial, por isso vale a pena incorporá-la em nossa alimentação. A abóbora ao forno é uma deliciosa opção para consumo e muito adequada, mas é bom lembrar que não devemos descartar suas sementes, já que também são muito saudáveis.

4. O salsão, sempre medicinal

Você tem ideia de como o salsão pode nos ajudar? Ele é muito saboroso e combina bem com a maioria dos pratos, dispõe de um efeito capaz de alcalinizar o sangue e nos permite eliminar o ácido úrico de forma natural.

Limpa nosso sangue, depura tóxicos e é ideal também para quem quer perder peso. Mais uma vez, para consumi-lo o ideal é fervê-lo em água.

5. As deliciosas cenouras

Outra verdura imprescindível para todas as pessoas que apresentam altos níveis de ácido úrico. Além de saborosas e perfeitas para combinar com muitos pratos, as cenouras dispõem de efeitos alcalinizantes para o organismo, o que as torna efetivas para ajudar a eliminar o excesso de purinas e cristais que se armazenam nas articulações.

É possível preparar deliciosos sucos naturais, se combinarmos, por exemplo, duas cenouras médias com uma beterraba e uvas passas. O que você acha?

Não se esqueça!

Lembre-se, antes de tudo, de limitar o consumo de carnes de animais selvagens, vísceras, embutidos, cerveja, anchovas, sardinhas, mariscos… Pratique exercícios e conscientize-se para cuidar ao máximo a sua saúde e aos poucos irá se sentindo melhor.

Mas lembre-se também de, como sempre, seguir os conselhos de seu médico e incorporar à sua alimentação frutas adequadas como cereja, cítricos ou o mirtilo. Elas são ricas em vitamina C, elemento indispensável para reduzir seus níveis de ácido úrico.

Fonte: Melhor com saúde

recomendamos para você

Gostou do artigo sobre os melhores alimentos para reduzir ácido úrico? Compartilhe com os amigos!

Share.

Leave A Reply

©Desenvolvido por  Loja Online Consultoria | 2014.