9 alimentos para aumentar imunidade

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Inclua esses alimentos para aumentar imunidade e tenha uma saúde perfeita

Preocupado com a sua imunidade, ela anda baixa? Ou, melhor ainda, você não quer dar chance para que nenhum mal afete a sua saúde? Opte sempre por uma refeição bem equilibrada e colorida, principalmente com os ingredientes certos. “Os alimentos são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico”, afirma Ioná Zalcman, mestre em nutrição pela Universidade Federal de São Paulo.

De acordo com a nutricionista, atingir a recomendação diária de consumo de frutas e vegetais já garante uma defesa melhor. “O consumo deve ser de 5 porções por dia: 3 frutas e 2 vegetais”, completa. A seguir, confira a lista de campeões da blindagem e conheça os motivos que tornam esses alimentos poderosos aliados do organismo e que ajudam aumentar imunidade!

Fontes de vitamina C

Frutas cítricas, como laranja, acerola, goji berry, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo

benefícios da vitamina C para a saúde goji berry

Vegetais

Vegetais verdes escuros (brócolis, couve, espinafre), feijão, cogumelo (shimeji) e fígado são alguns dos alimentos que apresentam ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo

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Leguminosas

Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico

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Nozes e castanhas

Noz, castanha, amêndoa e óleos vegetais (de girassol, gérmen de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E. Ela é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade

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Tomates

Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo

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Comida Oriental

O Ômega 3 presente, por exemplo, no azeite de oliva e no salmão, auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo

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Cogumelos

A castanha do pará e cogumelos (champignon) contêm selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo

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Gengibre

Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre vai além de ajudar a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo

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Pimentas

A pimenta é fonte de betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções.

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