Benefícios da amora preta + suco energizante

frutas com baixo teor de açúcar amora

Benefícios da amora preta + suco energizante

Benefícios da amora preta. Dentre as várias opções de espécies frutíferas com boas perspectivas de comercialização, surge a amora preta como umas das mais promissoras.

A amora preta é uma das espécies que tem apresentado sensível crescimento nos últimos anos em algumas regiões brasileiras, devido ao seu baixo custo de produção, facilidade de manejo, rusticidade e pouca necessidade utilização de defensivos agrícolas.

Descubra os benefícios da amora preta

Principais substâncias: cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro, selênio e várias vitaminas. No entanto, é uma fruta extremamente rica em antocianinas. Cada 100g fornece de 120 a 160mg desse fitoquímico.

A amora preta in natura é altamente nutritiva. Da sua composição fazem parte água (85%), proteínas, fibras, lipídeos e carboidratos. É uma fruta de baixo valor calórico, apenas 52 calorias em 100 gramas de fruta.

Vários tipos de açúcares e ácidos fazem parte da composição da amora preta, sendo que o balanço entre acidez e sólidos solúveis é que dá o seu delicioso sabor característico.

Ainda na amora preta, são encontrados fitoquímicos, principalmente antocianinas, que dão a coloração vermelha e roxa das frutas, e os carotenoides, que são responsáveis pela coloração alaranjada.

Existem, ainda, outros fitoquímicos que não apresentam cor como os ácidos fenólicos, mas são de grande importância para a saúde. Esses fitoquímicos atuam na prevenção e no combate de doenças crônicas como o câncer e as doenças cardiovasculares.

Estudos demonstram que o consumo de frutas e hortaliças está relacionado à prevenção das doenças crônicas, provavelmente, devido ao aumento no consumo de compostos antioxidantes.

A amora preta apresenta uma alta atividade antioxidante, se comparada ao mirtilo, que é uma fruta muito estudada e  utilizada como padrão de comparação.

Alguns estudos mostram o poder do extrato de amora preta na prevenção e combate do câncer de útero, cólon, boca, mama, próstata e pulmão.

O extrato de amora preta previne ainda a formação da metástase, ou seja, evita que o câncer se espalhe e se instale em outros órgãos.

Também foi observado um efeito anti-inflamatório do extrato de amora-preta, o que não deixa de ser interessante, já que se acredita que o câncer está relacionado a um processo de inflamação crônica.

Como ficam os fitoquímicos quando as amoras-pretas são processadas:

O processamento das frutas da amoreira-preta é uma forma de agregar valor ao produto, melhorando a renda dos fruticultores, sendo a sua transformação em geleias, sucos, iogurtes, sorvetes as formas mais comuns de consumir esta fruta.

Após o processamento, há dúvidas quanto à manutenção dos fitoquímicos encontrados na fruta in natura.

Sabe-se que ocorre uma perda de antocianinas no processo de fabricação da geleia de amora preta em relação aos valores encontrados na polpa, e esta perda continua durante o armazenamento dos vidros de geleias através do tempo. Mesmo assim, a geleia da amora preta ainda é considerada uma boa fonte de fitoquímicos antioxidantes.

A amora preta já é considerada uma fruta funcional, ou seja, além das características nutricionais básicas, quando consumida como parte usual da dieta, produz efeito fisiológico/metabólico ou efeito benéfico à saúde humana, devendo ser segura para consumo sem supervisão médica.

O consumo de frutas e hortaliças, como a amora-preta, em conjunto com um estilo de vida saudável, incluindo dieta equilibrada e exercícios físicos, pode prevenir alguns tipos de doenças.

Indicações terapêuticas:

  • Doenças cardiovasculares
  • Diabetes
  • Doenças crônico-degenerativas
  • Câncer (pela quantidade de antioxidantes)
  • Hipertensão arterial
  • Osteoporose
  • Anemia
  • Depressão leve

benefícios da amora preta suco vermelho

Suco energizante de amora

Ingredientes:

  • 15 amoras
  • 1 maçã verde cortada em fatias
  • 1 copo de água de coco
  • Raspas de gengibre
  • 1 fatia fina de melão
  • 1 colher de chá de mel
  • Pedras de gelo

Bata os ingredientes no liquidificador e sirva bem gelado.

Fonte: Universo Jatobá

Veja também:

Gostou do post sobre os benefícios da amora preta? Compartilhe com os amigos!

Faça parte do GRUPO de pessoas especiais que recebe informações saudáveis, assine nossa NEWS e torne-se um membro, é GRÁTIS!

Compartilhe: