Porque você nunca deve deixar de tomar chá

Conheça 4 tipos de chá que melhoram muito a Saúde

Muitas pessoas consomem o chá por sua capacidade de acalmar e tranquilizar, mas a ciência tem descoberto, que os chás e infusões, em sua infinita variedade, têm uma ampla gama de propriedades medicinais, incluindo a capacidade de reduzir os níveis de açúcar no sangue, além de auxiliar na redução do peso através da queima da gordura.

Chá verde

  • É um alimento anti-inflamatório e antioxidante
  • Melhora a recuperação muscular pelo potencial antioxidante
  • Previne o envelhecimento precoce da pele e doenças como o câncer
  • Aumenta a termogênese e isso gasta mais calorias
  • Pode diminuir o colesterol ruim

Benefícios do Chá Verde

O chá verde pode atuar de forma benéfica em algumas doenças como diabete mellitus 1, cardiopatias, infecções virais, inflamações em doenças degenerativas e até mesmo no câncer. Além disso, pelo seu potencial antioxidante, previne o envelhecimento e acelera o processo de recuperação muscular.

Um estudo realizado no Japão publicado na Revista Obesity (2007) constatou que a ingestão regular pode diminuir a gordura corporal ao mesmo tempo que diminui a circunferência da cintura. Além disso, as catequinas e a cafeína do chá podem atuar na termogênese aumentando o gasto calórico diário.

Quantidade recomendada

No mínimo, um litro de chá verde por dia para ter os benefícios.

Chá em folhas é mais eficiente

Os estudos nos mostram que o ideal é ingerir o chá das folhas. Em sachê, nem sempre vai ter as folhas. A indústria acaba misturando os talos também. E em cápsulas, ainda não foi comprovado um efeito benéfico como a ingestão do chá. Você pode encontrar o pacote com as folhas de chá verde no supermercado e em lojas de produtos naturais.

Cuidados

Quem tem insônia não deve tomar o chá após as 16h, pelo teor de cafeína. Também não é recomendado consumi-lo próximo às refeições, pois os fitatos diminuem a absorção de nutrientes como o ferro. Então, nada de terminar o almoço e logo consumir o chá verde.

Evite também açúcar e adoçante.

Chá Verde aumenta a termogênese e isso gasta mais calorias
Chá Verde aumenta a termogênese e isso gasta mais calorias

Chá Preto

O chá preto é elaborado com a planta Camellia sinensis, a mesma que origina o chá verde e o chá branco. Esta bebida se destaca por conter grandes quantidades de cafeína, substância que ajuda no emagrecimento, aumentando a queima de gorduras. Ele também possui ação antioxidante, melhora o humor, protege o coração e previne doenças cerebrais degenerativas.

Como é produzido: é feito com as folhas ainda mais velhas e passa por um processo de fermentação maior. Por isso, ele possui ação antioxidante bem menor do que os outros dois chás e muita cafeína, que irá contribuir para a perda de peso.

Chá preto contribui para a perda de peso
Chá preto contribui para a perda de peso

Chás de mirtilo e sálvia

Os chás de ervas à base de folhas secas de mirtilo e da sálvia também são utilizados no controle da diabetes, segundo um artigo publicado em BattleDiabetes.com. O artigo atribui as propriedades hipoglicêmicas do mirtilo a uma substância chamada glicoquinina, composto reconhecido por sua capacidade para reduzir os níveis de açúcar no sangue.

O mirtilo também apresenta propriedades curativas em casos de neuropatia diabética que afeta a visão em pacientes com diabetes do tipo 2. O chá de sálvia, por sua vez, promove a atividade da insulina em diabéticos, segundo a mesma fonte, e é especialmente útil no controle glicêmico em pacientes com este tipo de diabetes.

Outra vantagem do chá de sálvia é sua capacidade de apoiar a função hepática. Os diabéticos e outras pessoas com fígado com baixo rendimento experimentam uma redução da resposta imunológica, fadiga e dores de cabeça.

Chá de mirtilo pode ser usado para reduzir os níveis de açúcar no sangue
Chá de mirtilo pode ser usado para reduzir os níveis de açúcar no sangue

Chá vermelho

Extraído da erva Camellia sinensis, assim como o chá branco e o chá verde, o chá vermelho é muito conhecido por seus benefícios, que trazem bons resultados para o corpo sem prejudicar a saúde. Se diferencia em relação aos outros na sua forma de processamento e fermentação, que é um pouco maior que às demais variedades.

Rico em sais minerais, vitamina C, cafeína, antioxidantes como flavonóides e polifenóis que combatem o envelhecimento precoce, o chá vermelho é famoso por acelerar o metabolismo e queimar as calorias.

Os benefícios do chá vermelho para nossa saúde são muitos. Além de agir no metabolismo, favorece a redução do colesterol, desintoxica, é antidepressivo e facilita a digestão.

Também é muito conhecido por ajudar a queimar as gorduras do organismo através da urina, combater o inchaço e diminuir o apetite.

O chá vermelho combate o envelhecimento precoce
O chá vermelho combate o envelhecimento precoce

Vale lembrar que, para ter ótimos resultados, principalmente na redução de peso é necessário aliar uma dieta balanceada ao consumo do chá vermelho.

O aconselhável é tomar até 4 xícaras ao longo do dia. Evite tomar durante o período da noite, por ser rico em cafeína, o chá vermelho pode atrapalhar o sono. Gestantes, pessoas com gastrite e arritmia cardíaca devem evitar consumir o chá vermelho.

O chá vermelho pode ser encontrado em forma de cápsulas, chá de saquinho ou solúvel. Todas estas formas podem ser encontradas nas casas de produtos naturais e possuem a mesma função.

Basta escolher qual forma mais agrada e saborear o chá vermelho, aproveitando todos os seus benefícios para a saúde.

Veja também:

Gostou? Então compartilhe com os amigos!

Faça parte do GRUPO de pessoas que recebe informações saudáveis, assine nossa NEWS, é GRÁTIS!

Compartilhe: