Como consumir frutas mantendo a diabetes controlada

Como consumir frutas mantendo a diabetes controlada

Diabetes controlada: saber quais são as frutas mais recomendadas para diabetes é importante para evitar os picos de glicemia, que podem ocorrer ao consumir grandes quantidades de frutas ou sucos, especialmente quando são ricas em carboidratos, como banana, figo e tamarindo.

A melhor escolha é consumir a fruta fresca, principalmente aquelas ricas em fibras ou que podem ser consumidas com casca, como maçã, pera e laranja, pois a fibra ajuda a diminuir a velocidade que o açúcar é absorvido, mantendo a glicemia e a diabetes controlada.

diabetes controlada nutriela

Conheça a lista das frutas recomendadas para diabetes

Frutas permitidas na diabetes:

Todas as frutas podem ser consumidas pelos diabéticos, desde que em pequenas quantidades para não estimular o aumento do açúcar no sangue. Além disso, a melhor opção são aquelas frescas com bagaço e casca, podendo também serem utilizadas frutas congeladas ou enlatadas sem adição de açúcar na calda.

Em geral, recomenda-se consumir de 3 a 5 unidades por dia, lembrando que 1 fruta fresca média contém cerca de 15 g de carboidratos, o que também é encontrado em 1/2 copo de suco ou em 2 colheres de sopa de frutas secas.

Diabetes Controlada | Frutas Recomendadas para Diabéticos:

Veja na tabela a seguir a quantidade de carboidratos presentes nesses alimentos:

  • Abacate, 1 unidade média                          25,8 g
  • Abacaxi, 1 fatia média                                   9,2 g
  • Banana prata                                                10,4 g
  • Goiaba vermelha                                          22,1 g
  • Laranja baía, crua                                        20,7 g
  • Maçã                                                                21,6 g
  • Mamão papaya, 1 unidade média             32,2 g
  • Melancia, 1 fatia média                               16,2 g
  • Pera                                                                   7,6 g
  • Tangerina                                                       12,9 g
  • Uva, 1 cacho pequeno                                  23,1 g

Também é importante lembrar que o suco contém mais açúcar do que a fruta fresca e menos fibras, o que faz com que a sensação de fome volte logo e o açúcar no sangue aumente mais rapidamente após a ingestão. Além disso, antes do exercício também é importante fazer uma refeição adequada para evitar que os níveis de açúcar fiquem muito baixos.

Frutas que devem ser controladas

Algumas frutas devem ser consumidas com moderação pelos diabéticos por conterem mais carboidratos ou por terem menos fibras, o que facilita a absorção do açúcar no intestino. Os principais exemplos são ameixa em calda enlatada, açaí polpa, banana, jaca, pinha, figo e tamarindo.

Uma dica para evitar o aumento da glicemia é consumir as frutas juntamente com alimentos ricos em fibras, como aveia em flocos, biscoito integral ou na sobremesa de refeições que contenham salada, como o almoço ou o jantar.

Posso comer frutos secos?

Os frutos secos, como castanhas, amêndoas e nozes, devem ser consumidos em pequenas quantidades, pois eles têm um teor de carboidratos mais elevado que a versão fresca.

Além disso, ales também são ricos em gordura, o que em excesso pode favorecer o aumento do peso, e por isso recomendam-se apenas de 2 a 3 unidades desses alimentos por dia, nos lanches ou após as refeições principais.

Assista ao vídeo a seguir e saiba como ter uma alimentação equilibrada para controlar melhor a glicemia:

Fonte: Tua Saúde

Veja também:

Gostou do artigo sobre as frutas mais indicadas para ter a diabetes controlada? Compartilhe com os amigos!

Compartilhe: