Frutas vermelhas e seus benefícios: porque você não pode viver sem elas!

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frutas vermelhas e seus benefícios

Frutas vermelhas e seus benefícios: porque você não pode viver sem elas!

A família das frutas vermelhas é grande e os benefícios para a saúde, então, são inúmeros. Melancia, cereja, framboesa, morango, amora, entre outras, com a tonalidade avermelhada ou mesmo roxa são ricas em antioxidantes e vitaminas B, que retardam o envelhecimento e ajudam no bom funcionamento das células do corpo. Segundo Fatima Corradini Domingues, supervisora de Gastronomia e Nutrição do Hospital e Maternidade São Cristóvão, de modo geral, todas as frutas são benéficas à saúde. Entre as vermelhas, merecem destaque a acerola, o morango, a melancia, a maçã, a goji berry, a cereja e a goiaba. Todas elas têm um grande potencial nutritivo.

“Elas possuem antioxidantes, que combatem os radicais livres, os responsáveis pela oxidação e envelhecimento das células do nosso organismo. Também são ricas em fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino e na redução do colesterol prejudicial à saúde. Por isso falamos que elas atuam na proteção contra doenças cardiovasculares”, explica. Elas também têm efeito benéfico para a visão e possuem alta quantidade de vitamina C, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B. Além disso, algumas apresentam grande concentração de água e, por isso, têm efeito diurético. “A melancia é um bom exemplo, e muito apreciada no calor”, indica.

E qual a melhor forma de consumo? “É muito importante fazer a higienização correta e, de preferência, consumir a fruta in natura. Se preferir, há outras maneiras de aproveitar seus nutrientes, como sucos – desde que natural e consumido logo após o preparo – e geleias”, reforça. No caso de sucos, a especialista orienta higienizar as frutas vermelhas na quantidade exata para a semana e utilizar sacos plásticos próprios para o armazenamento de alimentos. Após isso, reserve as frutas em cada saquinho, já na porção ideal para que o suco fique do seu gosto. Assim no café da manhã ou lanche, fica mais prático utilizar a fruta gelada ou congelada para bater no liquidificador com água ou leite.

Segundo a nutricionista, é necessário ter muita atenção quanto à origem das frutas, pois algumas podem conter alta concentração de agrotóxicos. “Faça uma correta higienização antes de seu consumo e procure escolher frutas variadas assim você tem um consumo de nutrientes mais completo”, completa.

Fonte: Universo Jatobá

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