A importância do cálcio para a saúde da mulher

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A importância do cálcio para a saúde da mulher

Qualquer atividade física traz inúmeros benefícios para a mulher. Contudo, no universo feminino, a atividade física costuma estar aliada a dietas muito restritivas, que podem trazer prejuízos para a saúde da mulher. Um dos nutrientes que mais sofrem com esses regimes é o cálcio, que, quando não consumido na quantidade certa, pode causar, entre outras doenças, a osteoporose. Leia abaixo e saiba qual a importância do cálcio para a mulher.

Prestar atenção na ingestão desse mineral desde cedo trará muitos benefícios para toda a vida da mulher, uma vez que evitará o desgaste e perda de massa óssea no futuro. Estudos mostram que é na adolescência que se ganha a maior parte da massa óssea que teremos na idade adulta, sendo o pico do ganho ósseo atingido, no geral, entre 20 e 25 anos.

A partir dos 30 anos, a atenção com a ingestão desse nutriente ganha ainda mais relevância, pois é quando há uma perda diária considerável de cálcio, por meio da pele, cabelo, unhas, suor, urina e secreções digestivas, dependendo da atividade física e da alimentação. Dietas que excluam, portanto, os produtos lácteos podem ter um grande impacto na qualidade de vida da mulher, já que o leite e os laticínios não-gordurosos são as principais fontes de cálcio.

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Com a chegada da terceira idade, o cálcio passa a ser um dos principais micronutrientes que devem fazer parte da dieta diária da mulher, pois é quando há risco do aparecimento de doenças como a osteoporose e fraturas. A baixa presença desse mineral no organismo também pode comprometer outras funções vitais, por isso a importância ingerir alimentos como leite, iogurte, soja, tofu e vegetais verdes escuros.

Segundo médicos, recomenda-se ingerir de 800 a 1000 mg de cálcio por dia. Para se ter uma ideia, uma xícara de leite integral tem 300 mg de cálcio, já meia xícara de tofu pode conter entre 200 e 434 mg. Em casos de baixa ingestão, os suplementos podem auxiliar na adequação do estado nutricional.

Fonte: Ativo Saúde

Conheça o Calcionew Anew – Suplemento de Cálcio com Magnésio e Vitaminas K2 e D3

O Calcionew Anew é um suplemento nutricional à base de Cálcio (extraído de conchas de ostras marinhas) que fornece a quantidade necessária do mineral para o bom funcionamento do organismo e que normalmente não é suprida pela alimentação. Mineral mais abundante no organismo humano, o cálcio é importante na formação e manutenção dos ossos e dentes, participa na transmissão dos impulsos nervosos, na contração dos músculos, na coagulação sanguínea e na agregação das plaquetas.

A alimentação moderna, industrializada e desequilibrada, não fornece a quantidade diária necessária de cálcio. A carência de cálcio pode ocasionar osteoporose, doença que já atinge grande parcela da população feminina.

Criar bons hábitos alimentares incluindo alimentos ricos em cálcio ajuda a manter o “patrimônio” de cálcio intacto, pois na ausência de cálcio no sangue para executar funções vitais, o mineral é retirado dos ossos e dentes enfraquecendo-os podendo iniciar um processo de osteopenia e osteoporose.

Veja o Vídeo:

O Calcionew Anew está com nova fórmula com cálcio, magnésio e as vitaminas K2 e D3, ingredientes muito importantes para a saúde óssea.

O cálcio e o magnésio complementam a massa óssea, já a vitamina D3 contribui para melhor absorção do organismo, enquanto que a vitamina K2 é responsável por direcionar a absorção do cálcio pelos ossos.

Combinação com a Vitamina K

Vitamina K + Cálcio: para que a Vitamina K consiga proporcionar benefícios para os ossos é importante ingerir juntamente com alimentos fontes de cálcio. Assim, a vitamina K poderá ajudar os ossos a fixarem melhor o cálcio.

Segundo a Doutora Kate Rhéaume-Bleue, no livro “Vitamina K2 e o paradoxo do cálcio”, a vitamina K2 ativa um número de proteínas especiais que movem o cálcio pelo corpo.

Especificamente, a vitamina K2 ativa uma proteína chamada osteocalcina, a qual atrai o cálcio para os ossos e dentes, ao passo que o K2 também ativa outra proteína chamada Matrix Gla Proetein (MGP) a qual afasta o cálcio dos tecidos moles, como artérias e veias, onde o mineral não é necessário e pode ser nocivo.

Benefícios em estudo da vitamina K

Contribui para a saúde dos vasos sanguíneos

Algumas pesquisas apontam que a vitamina K também contribuiria para a saúde dos vasos sanguíneos. Afinal, a elasticidade e complacência dos vasos precisa estar correta para que eles consigam aceitar a pressão sanguínea sem se romper.

Estudos já mostram que a vitamina K ajuda na elasticidade dos vasos sanguíneos e outros concluíram que a ausência de vitamina K leva a problemas nos vasos, mas ainda são necessárias mais pesquisas para comprovar o benefício.

Devido à este benefício, a vitamina K também ajudaria a prevenir a aterosclerose, doença cardíaca coronária (DCC) é o estreitamento dos pequenos vasos sanguíneos que fornecem sangue e oxigênio ao coração.

Deficiência de vitamina K

É difícil ocorrer a deficiência de vitamina K. Isto porque ela está presente em diversas fontes vegetais e ainda é produzida no próprio organismo. Contudo, caso ocorra, ela normalmente é identificada por meio de um exame de sangue.

As principais complicações da deficiência de vitamina K são problemas de coagulação sanguínea e perda da qualidade óssea. Pessoas que mais correm riscos de desenvolver deficiência de vitamina K são aquelas que passaram por uma cirurgia bariátrica e que tomam medicamentos que dificultam a absorção de gordura.

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