Como subir as plaquetas do sangue com ajuda dos alimentos

Como subir as plaquetas do sangue com ajuda dos alimentos

As plaquetas do sangue desempenham um papel importante no nosso corpo, uma vez que trabalham no processo de coagulação do sangue.

Uma contagem normal de plaquetas do sangue vai de 150.000 a 450.000, mas determinadas doenças podem fazer que o seu número diminua drasticamente, aumentando o risco de hemorragias se a contagem for inferior a 10.000, por isso é importante estar atento à nossa saúde e acorrer ao médico perante qualquer situação atípica.

Se você tem alguma condição que fez com que ocorresse esta descida, explicamos como subir as plaquetas e melhorar a sua saúde.

plaquetas do sangue nutriela alimento

1. As plaquetas baixas podem ser causadas por infeções graves, doenças como a dengue, patologias do baço, anemia hemolítica, deficiência de vitamina K, e por doenças mais graves como a leucemia ou pelo resultado de um tratamento de quimioterapia, o importante é manter a situação controlada e tentar na medida do possível subir as plaquetas do sangue.

Além disso, a opinião de um especialista é fundamental, pois perante uma importante descida das plaquetas será necessário determinar a causa para encontrar o tratamento ideal.

2. Para começar, durante uma descida das plaquetas é muito importante manter-se hidratado, não só bebendo água, mas também consumindo bebidas hidratantes que contenham sais minerais, bem como as bebidas de soro líquidas. Se deseja uma alternativa simples e econômica, o ideal é preparar um soro caseiro, que lhe permitirá recuperar os sais e minerais que o seu corpo precisa.

Alimentos indicados para subir as plaquetas do sangue:

3. As frutas cítricas e os vegetais como a cenoura e o aipo são conhecidos por fornecerem uma grande quantidade de vitaminas, é-lhes atribuída a propriedade de subir as plaquetas do sangue, claro que tudo dependerá da origem da descida das plaquetas, mas em casos de dengue funcionam bastante bem.

O recomendável é adicionar à sua dieta bastantes frutas cítricas como os morangos, a laranja, o kiwi, goji berry, a goiaba ou a mandarina, que lhe trarão nutrientes que lhe farão sentir-se melhor.

plaquetas do sangue

4. Se a origem da baixa contagem de plaquetas for a anemia é importante consumir alimentos ricos em ferro como o espinafre, as lentilhas, a carne magra, o fígado e suplementos de ferro. Deve esforçar-se para melhorar a sua dieta e consumir alimentos que gerem uma importante contribuição de vitaminas e minerais.

5. Outros alimentos importantes para subir as plaquetas são a goiaba e o pimentão vermelho, na América Latina é normal juntá-los num suco, a grande quantidade de vitaminas de ambos ajuda o nosso corpo a produzir mais plaquetas, melhorando a nossa condição e trazendo nutrientes e energia ao nosso corpo.

6. O repouso é muito importante perante uma descida de plaquetas, deve evitar qualquer esforço e descansar muito, isto ajudará no processo de recuperação, especialmente se tem doenças como a dengue ou a anemia.

Estas são apenas algumas sugestões, mas se está sofrendo de alguma doença que tenha afetado a sua contagem de plaquetas é importante que fale com o seu especialista sobre quais os alimentos ou medicamentos que pode ingerir para subi-las, porque dependendo da patologia poderá ou não obter resultados satisfatórios.

Se quer conhecer mais acerca deste tema não deixe de consultar o artigo sobre o que são as plaquetas e para que servem e o que fazer se tenho as plaquetas baixas. Além disso, convidamos você a descobrir outros alimentos que sobem as plaquetas, para que os incorpore na sua dieta e melhore a sua saúde.

Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico e nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Conselhos importantes

  • Se você tem uma contagem de plaquetas do sangue baixa deve visitar o seu médico imediatamente.
  • Os valores das plaquetas não são um jogo, mantê-los dentro dos valores normais é muito importante para o funcionamento do nosso corpo.

Fonte: Saúde

Veja também:

Gostou do artigo sobre como aumentar as plaquetas do sangue com os alimentos corretos? Compartilhe com os amigos!

Compartilhe:

3 respostas

Deixe um comentário